- 26.6.17

Estou desistindo do Low Poo?

Antes de iniciar a polêmica, quero dizer que não condeno a técnica de Low Poo, nem No poo e nem nenhuma outra, é simplesmente um debate que começou na minha mente e preciso analisar os fatos.


Decidir entrar no Low poo é uma decisão difícil, agora imagine sair? Toda pressão das pessoas, dizendo que TEM QUE fazer low poo, que os produtos que usamos são prejudiciais e tudo mais, não é fácil. Porém devemos fazer as coisas que nos agradem e não fazer o que os outros querem.

Bom vamos iniciar o bate papo então. Primeiramente vou explicar brevemente o low poo e se quiserem mais detalhes acessem: O que é Low Poo? O low poo é basicamente parar de usar Sulfato, e a promessa disso seriam fios mais hidratados combatendo o ressecamento, isso independente do cabelo ser liso ou cacheado. E com isso devemos parar de usar produtos que o shampoo sem o sulfato não tira, que são os famosos Petrolatos, parafina e óleo mineral.

Tudo que a técnica diz é que esse Petrolatos, parafina e óleo mineral "maquiam os fios" e com isso tudo que usamos pra tratar os fios na verdade não tratam. Partindo desse pressuposto iniciei o Low Poo, e pra minha surpresa meus produtos eram liberados, eu só não usava o shampoo certo mesmo. Ok, meu problema que sempre foi a aspereza era meu foco de tratamento do low poo. Adianto que já tentei fazer o tal do cronograma capilar bem regradinho, que sei que vão me dizer que meu problema é esse, e não deu certo, meu cabelo acumula produtos facilmente e o cabelo virou uma bucha, então eu trato meu cabelo da maneira que ele for me pedindo.

Bom, com os produtos em mãos iniciei o low, a 5 meses atrás. Como eu já usava os produtos liberados não consegui notar diferença no comprimento, apenas que ele ficava MENOS definido, então pensei, meu cabelo ta se mostrando o que realmente é (as meninas falam sempre isso). Outra coisa que me incomodou nos 5 meses foi o sebo que se criou na minha raiz e a coceira MALUCA, usando nesse meio tempo 5 tipos de shampoos e vários co-wash. Nenhum deles me deixou sem coceira, as vezes no dia que lavava ficava sem, ficava toda feliz e passado algumas horas começava a coçar de mais.

Então, depois de pesquisar, e de algumas meninas conversarem comigo, me mostraram esse artigo: O uso do petrolato e li atentamente. Nele podemos ver, baseado em estudo científicos (diferente do low poo/no poo que não vemos estudos) que os petrolatos não fazem NADA ao cabelo, nenhum mal, ele faz mal apenas ao meio ambiente. Em questão das técnicas eles são só proibidos porque o sulfato fraco não limpa, e no caso no No Poo porque a água também não remove, é só por isso. Desde que iniciei low poo realmente não achei estudos científicos, não sei se é porque não tem pessoas interessadas em estudar ou se porque não tem relevância mesmo.Enfim, o caso é que esses produtos fazem mal para o meio ambiente, não para os cabelos.

"Mas Karol, eles maquiam os fios, tem milhares de pessoas que aderiram a Low/No poo e o cabelo é outro!" Vejam bem, em questão de maquiar, todos os produtos pra low, no e qualquer um maquiam também, uma vez que nosso cabelo é TECIDO MORTO, e ele só pode ser maquiado não tratado, o que se trata é a raiz, e ai entra a outra parte. Grande parte das meninas que conheço que fazem low poo fazem cronograma, e no cronograma se entra a UMECTAÇÃO, que trata os fios desde a raiz, e é por aí que eu acho que vem a mudança.

Como eu disse, senti coceira, meu cabelo não modificou tanto, e quando uso o sulfato ele define muito mais (não sei dizer o porque). A questão é que vou usar sulfato novamente, fazer o teste e continuar com os outros produtos liberados.

*Primeira foto cabelo sem sulfato, segunda cabelo com sulfato.



*Sem muita diferença na estrutura geral do fio, porém eu livre sem coceira na segunda foto. 

Não quero dizer que não funciona e nem mudar o pensamento de ninguém, estou aqui pra esclarecer fatos e também quero a opinião de vocês no comentário, com respeito sempre, é claro. Pra você que não se adaptou ao low poo, qual foi seu problema?

Claro que vou continuar abordando esse tema no canal e blog, porque eu vou continuar usando produtos liberados, porque tudo que eu testo eu conto pra vocês, mas vou ficar atenta a usar as coisas por minha necessidade e não por falarem isso ou aquilo.

Até breve, espero que tenham gostado.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Show de post, Karol. Eu tô no low poo há quase três meses. No primeiro mês definiu bastante, mas agora só sinto o cabelo pesado. Não sinto coceira, mas esse sebo na raiz eu tenho. Quando passo a unha sinto uma massinha sair, como se fosse um cravo branco, sabe? É muito estranho, porque não tenho caspa, não coça, nada. Só sinto o cabelo sujo. Usei sulfato numa lavagem no segundo mês, porque achei que pudesse estar tendo acúmulo, mas continua a mesma coisa. No dia da lavagem tá tudo bem, no dia seguinte já pesa tudo, fica com aspecto de sujo. Penso que poderia ser o shampoo que não tá limpando (uso o less poo, o co-wash da yamá e o meu cacho minha vida), penso que pode ser o crescimento do cabelo e o fato dele ter perdido o corte... penso tantas coisas, em até pausar o low poo. Tem dias que fico morrendo de vontade de usar os proibidos do meu marido kkkk
    Não sei o que fazer. Acho que vou testar outro shampoo sem sulfato por um tempo pra ver como fica. Se não der certo, adeus low poo. Eu que não vou ficar com essa sensação de sebo pra sempre, né? hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Faço low poo à 3 anos mas, sou daquelas que acreditam que o mais importante é a saúde do couro cabeludo! Tem pessoas que necessitam de uma limpeza maior no couro cabeludo, e usar sulfato não vai tirar a carteirinha da técnica de ninguém! O que não dá é pra ficar com a cabeça cheia de massinhas e coceira né!?

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que reparei, pelo menos não encontrei por aqui, é que os shampoos low são sempre transparentes, que dá a sensação de que limpa mais, pelo menos eu acho, porque sinto meu cabelo ressecado as vezes, até fiz o shampoo de sabonete dove, mas a sensação é que não limpa. Pintei meu cabelo sábado e usei shampoo com sulfato, hoje já é terça e ele está lindo, com cachos definidos e só usei oleo da fructis para cachos mais nada. Agora que li este post vou repensar se vale a pena mesmo. Origada por compartilhar. bjos

    ResponderExcluir
  4. O meu cabelo só dá certo com sulfato...sem ele meu cabelo fica muito rebelde

    ResponderExcluir
  5. O meu cabelo só dá certo com sulfato...sem ele meu cabelo fica muito rebelde

    ResponderExcluir



Design e Desenvolvimento por