- 9.6.17

COG, LOC, LOW POO, CO WASH - O que é?

É tanta coisa que lemos sobre cabelos (principalmente sobre os cacheados), são várias técnicas, métodos de finalização, de secagem... Enfim, hoje vim explicar um pouco sobre várias "siglas" que usamos diariamente.


Vou separar por categorias, para ficar mais claro.


Técnicas de lavagem

Low Poo - Low poo tem uma tradução livre para "pouco shampoo" (low=pouco, poo=shampoo). Essa técnica consiste em utilizar sulfatos menos agressivos para o couro cabeludo, os denominados "shampoos liberados". Essa técnica tem vários benefícios, como combater o ressecamento dos fios, diminuir oleosidade, o frizz e de quebra dar mais definição pra quem tem os cabelos ondulados/cacheados/crespos.

Para o uso da técnica é necessário abolir alguns produtos, os "proibidos" e vocês podem se aprofundar mais sobre a técnica aqui: Técnica Low poo.

No Poo - A tradução livre é "sem/nenhum shampoo" (no=sem, poo=shampoo). Essa técnica seria uma melhoria do low poo, nela você simplesmente não usa shampoo nenhum. Ela é um pouco mais rigorosa quanto aos produtos proibidos, então deve-se ficar atento na hora da compra. Seus benefícios são os mesmos do low poo, porém de forma intensificada e melhor, tratando até problemas capilares mais severos.

Nessa técnica, como mencionei à cima, os produtos proibidos são maiores, mas tenho um link completo: O que é No Poo?.

Co Wash - Essa é a técnica usada no No Poo. O co wash (Conditioner Washing) tem como tradução "lavagem com condicionador", ou seja, qualquer condicionador liberado pra No Poo se torna um co wash. O que diferencia é que existem alguns no mercado que contém o composto Cocamidopropyl Betaine, um agente limpante que limpa um pouco melhor que condicionadores normais liberados pra mesma função. No link à cima falo um pouco sobre isso também.

Um dos produtos que tenho usado pra co wash (intercalo low poo com no poo) é o tudo de bom da novex, tem resenha dele: Tudo de Bom Novex.

Water Only - "Apenas água". Sim, lavar apenas com água, você não está louca hahaha. Você simplesmente vai massagear muito o seu cabelo e apenas com água. Esse método já usei poucas vezes e o cabelo fica muito mais definido, porém fica oleoso mais rápido. Posso me aprofundar nesse método se vocês quiserem.

UCPE - Umectar, condicionar, pausar e enxaguar. Esse método é usado para retirar os óleos vegetais na etapa de umectação do cronograma capilar. Você irá fazer a umectação da maneira que costuma fazer, e depois da pausa de horas, ou da noite para o dia, você irá passar um condicionador liberado para no poo, vai pausar mais 20/30 minutos e depois irá enxaguar. Assim o óleo sairá muito mais facilmente além de deixar toda propriedade dele dentro do seu fio, sem agressão do shampoo.


Técnicas de finalização

LOC - "Líquido, óleo, creme". Essa técnica se baseia no uso desses produtos, nessa mesma ordem, sem pausas. O líquido usado pode ser uma misturinha que dê certo pra vocês (uso água + bepantol líquido dentro de um borrifador), ou algum spray de marca mesmo (como o spray renova cachos da salon line). O óleo e creme podem ser qualquer um que você goste do resultado. 
Essa técnica tem como função auxiliar na redução do frizz.

LCO - É apenas o inverso de LOC, "líquido, creme e óleo" e essa ainda não usei, mas se baseia no mesmo princípio.

COG - "Creme, óleo, gel", tem virado minha finalização preferida. É aplicado na mesma ordem do nome, sem pausa, um seguido do outro. Também reduz o frizz e no meu caso definiu MUITO mais.

Twist - É uma técnica que da mais certo pra cabelos do tipo 4, consiste em enrolar duas mechas do cabelo da raiz as pontas, é como se fizesse uma "trança" só que com apenas duas mechas.

Fitagem - A fitagem pode ser simples ou estruturada, e sua função é definir muito mais os fios. Fiz uma fotinho básica pra vocês entenderem. A fitagem simples você não precisa dividir o cabelo, apenas irá fazer "fitas" em todo cabelo, e passar o creme fita por fita.
Na fitagem estruturada fará a mesma coisa, porém com várias divisões nos cabelos.



Dedoliss - Fiz uma fotinho também pra representar, e espero que vocês entendam rs. É bem simples, pegar uma mechinha do cabelo e enrolar no dedo, do começo as pontas. Tem meninas até que seguram essa mechinha no topo da cabeça ou prendem com grampo (estilo quando fizemos penteado no salão), o que ajuda e muito pra quem está em transição.



Scrunching - É como a nossa famosa "amassada" no cabelo, mas nesse caso você vai levar os fios até a raiz e esperar uns segundos. As vezes faço isso com a camisa de algodão para que segure e seque as ondas ao mesmo tempo.




Praying hands - Seria por tradução "mãos de oração". Se baseia em passar o creme em formato de oração mesmo, isso daria uma maior absorção dos componentes.



Técnicas de secagem

Plopping - Esse método dá o que falar, porque mesmo que pra mim que faço seja fácil, pra explicar é complicado. Você precisa de uma toalha ou camisa para o processo. Eu uso camisa de algodão bem grande, porque facilita na hora de prender. 

Eu faço assim: jogo os cabelos pra frente, coloco a barra de baixo da camisa lá na nuca, ai vai ficar por cima da cabeça toda a camisa, e lá embaixo na ponta dos fios ficará as mangas. Você vai pegar essas mangas, vai "abraçar" os fios até chegar na testa, depois vai jogar as mangas pra trás e dar um nó. Há quem faça em formato de bombom, mas não consigo.


Na cara e na coragem! hahahahah  😂

Difusor - Acho que esse nem é tanto difícil, é um bocal específico para fios ondulados a crespos. Para secar com ele basta encaixá-lo no secador e fazer movimentos de sobe e desce em várias mechas (eu faço mechas mais grossas). Indico secar na temperatura média e velocidade média ou alta.

Já fiz um vídeo explicando como seco cabelo com difusor.




Então amores é isso, espero que vocês não tenham mais dúvidas.
Qualquer coisa é só comentar 😉


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Design e Desenvolvimento por