- 25.4.16

Shampoo com sulfato: agressão aos cabelos!

Olá meninas!

Semana passada expliquei sobre como funciona para descobrirmos o que nosso cabelo realmente precisa (hidratação, nutrição ou reparação) (veja aqui) e disse que voltaria falando sobre sulfatos em shampoo, e cá estou eu.

Os sulfatos são ingredientes para fazer a limpeza dos fios, é o que promove a espuma na hora do banho. Para quem tem cabelos oleosos ou bem hidratados eles podem não fazer tão mal, mas para cabelos que sofrem com o tempo os danificados e os quimicamente tratados, podem ficar extremamente ruins com uso constante dos sulfatos. Mas como eu sei se o shampoo tem ou não sulfato? Basta ler os rótulos!

Geralmente o sulfato é o segundo ingrediente na descrição de um shampoo, sendo o primeiro a água. 

Sulfatos normalmente encontrados:

SLS (sodium lauryl sulfate), SLES (sodium lauryl ether sulfate), ALS (ammonium lauryl sulfate) e or ALES (ammonium lauryl ether sulfate).

Imagem de um shampoo contendo sulfato (sodium laureth sulfate, depois de aqua nos ingredientes):

Os sulfatos fazem a remoção dos óleos essenciais para o cabelo, por isso para quem tem cabelos cacheados, onde os óleos não chegam até as pontas, tem maior problema com eles.

Mas então o que eu faço? Muito simples, nos shampoos sem o sulfato agressivo são usados outros ingredientes, que limpam de maneira suave os cabelos, sem danificar. 

Os ingredientes que compõe os shampoos sem sulfato são:
Cocamidopropylbetaine, Cocamidopropyl Betaine, Cocobetaine, Cocabetaine – abrasileirando: Cocoamidopropilbetaina, e derivados como cocoamphopropionate. 

Imagem de shampoo sem sulfato, espero que consigam visualizar, pegou luz na foto, mas é o Sodium Lauroyl Mthyl Isethionate, depois de Aqua/Water/Aqua nos ingredientes.

Peguei as informações desse post neste link detalhado: Shampoo sem sulfato

O shampoo que estou usando nessa vida sem sulfato é o Creoula da marca Lola Cosmetics, ele é muito bom mas o preço é bem salgado, custa em torno de R$ 35,00 reais.



Em farmácias temos várias opções. Além dos shampoos de bebês, os específicos para pós progressiva, por exemplo, não tem sulfato.



E na farmácia Dalila além dessa linha pós progressiva Bio Extratus chegou essa outra específica para cabelos cacheados sem sulfato, parabenos ou silicones, uma ótima opção!


Espero que tenham aprendido e gostado! 
Um beijo!






Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Design e Desenvolvimento por